terça-feira, 14 de abril de 2009

Bolsa de Pois


As unidades visuais da imagem se unificam em um único elemento: a bolsa. A segregação se apresenta nas subunidades visuais das estampas e cores diferenciadas.
As figuras geométricas como: linhas e círculos presentes na bolsa configuram a unificação. Por meio das unidades formais dos pois presentes na estampa da bolsa identificamos a continuidade. A estampa presente na bolsa possui proximidade e semelhança em suas formas, pois se agrupam na unidade visual. A imagem possui boa pregnância por se tratar de uma composição na qual não temos dificuldade em perceber o objeto visual. Pelas formas circulares da estampa podemos identificar pontos que causam atração visual. O agrupamento dos círculos forma linhas. A estampa de pois tanto no preto em uma escala menor quanto no branco maior são características típicas da década estudada (1950), portanto a pesquisa deste período foi fundamental para escolha da estampa do tecido.
A forma volume é definida pela tridimensionalidade do objeto, que é observada pelas diferentes posições do objeto. Existe configuração real por ser uma bolsa já confeccionada. Possui harmonia por haver coerência entre os objetos visuais. O posicionamento do objeto visual que está estático representa contraste passividade, por não sofrer nenhuma ação e reação. A organização, unificação e harmonia apresentam uma ordem que se traduz em clareza.
Por: Vanessa Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário