quarta-feira, 15 de abril de 2009

Criação das bolsas
















Processo de criação em sala de aula tendo como inspiração o painel da Moda Jovem de 1950.

















Trabalhando outra proposta.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Bolsa de Pois


As unidades visuais da imagem se unificam em um único elemento: a bolsa. A segregação se apresenta nas subunidades visuais das estampas e cores diferenciadas.
As figuras geométricas como: linhas e círculos presentes na bolsa configuram a unificação. Por meio das unidades formais dos pois presentes na estampa da bolsa identificamos a continuidade. A estampa presente na bolsa possui proximidade e semelhança em suas formas, pois se agrupam na unidade visual. A imagem possui boa pregnância por se tratar de uma composição na qual não temos dificuldade em perceber o objeto visual. Pelas formas circulares da estampa podemos identificar pontos que causam atração visual. O agrupamento dos círculos forma linhas. A estampa de pois tanto no preto em uma escala menor quanto no branco maior são características típicas da década estudada (1950), portanto a pesquisa deste período foi fundamental para escolha da estampa do tecido.
A forma volume é definida pela tridimensionalidade do objeto, que é observada pelas diferentes posições do objeto. Existe configuração real por ser uma bolsa já confeccionada. Possui harmonia por haver coerência entre os objetos visuais. O posicionamento do objeto visual que está estático representa contraste passividade, por não sofrer nenhuma ação e reação. A organização, unificação e harmonia apresentam uma ordem que se traduz em clareza.
Por: Vanessa Moreira

Bolsa de Pois 2


Esta representação se unifica em uma unidade principal:uma bolsa,que foi inspirada na década de 50. No formato retângular,nas alças e na estampa de POIS percebemos formas geométricas.
Possui ótima pregnância,pois tem auto poder de atração visul.
Os diversos círculos da estampa da bolsa contribuem para uma boa unificação,formam linhas,daí percebe-se fatores como:semelhança e continuidade,tendo em vista uma boa organização formal.
O objeto é definido por tridimensional,pois forma volume de altura, comprimento e largura.
Por ter pesos visuais bem distribuídos, há coerência entre as unidades apresentando harmonia por ordem e regularidade,assim por ter uma organização,unificação e harmonia resulta na clareza e simplicidade devido a compreensão imediata do objeto.Nota-se também redundância e sequencialidade na estampa da bolsa devido à repetições dos círculos,que podem ser relacionados pelo fator de semelhança.
Por: Lana Cecília

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bolsa de Pois 3


O objeto visual se unifica em uma bolsa, que possui elementos de segregação visual como os círculos da estampa, as fitas de cetim pretas larga e fina, as alças, o laço branco e os botões. Há unificação presente nos círculos da estampa qua causam uma forte atração visual. Os círculos também causam a impressão de continuidade pela proximidade e repetições constantes. Há semelhança nos círculos que possuem o mesmo formato, variando apenas o tamanho. A imagem possui uma boa pregnância pois tem uma leitura rápida. As formas misturam-se entre orgânicas e geométricas. A forma ponto é a mais comum e repetida na estampa que são os círculos. A forma linha também aparece nas fitas de cetim pretas na direção horizontal. A imagem da bolsa é tridimencional e tem configuração real pois representa um objeto com todas as suas caracteristicas formais. É uma imagem com harmonia de regularidade pois os círculos sendo semelhantes e próximos causam uma boa visualização do objeto. É quase totalmente simétrica, apenas o laço branco não aparece dos dois lados. A imagem possui forte contraste de cor entre o preto e o branco. A imagem é clara, coerente e possui arredondamento em algumas de suas formas.
Por: Cristiany Assis

domingo, 12 de abril de 2009

Bolsa Jeans

As unidades se unificam em um único elemento, a bolsa. Na bolsa há a capacidade de separar identificar, evidenciar ou destacar as unidades formais, por isso tem segregação.
Tem continuidade nas barras e nas laterais da bolsa e também a proximidade e semelhança nos bordados em forma de flor. A bolsa possui boa pregnância. A forma ponto esta nos bordados, onde podemos encontrar linhas geométricas também nas listras da bolsa, as linha orgânicas percebemos no contorno da mesma. A bolsa possui volume, pois ela tem três dimensões.
Podemos observar que nela tem disposição formal é bem organizada no todo podendo assim dizer que tem harmonia, o contraste está presente nas tonalidades da bolsa que são os tons mais claros e mais escuros e também nas cores, há, entretanto o contraste de passividades, pois nela não se percebe nenhuma ação.
A manifestação visual bem organizada, unificada, harmoniosa e equilibrada, apresenta clareza que é uma compreensão imediata do objeto visual, sendo assim também possui simplicidade e coerência. Na bolsa pode se perceber redundância nos bordados por ter repetição do mesmo e também ajuste óptico.

Por: Raphaela Lamunier

Bolsa xadrez



A unidade visual é identificada em um elemento: a bolsa, os elementos que segregam formando essa unidade principal são o bolso externo e as alças, podemos perceber semelhança, seqüencialidade e proximidade definido por meio da organização das linhas do xadrez.
Esta imagem apresenta boa pregnância da forma por permitir uma rápida leitura visual, apresenta também harmonia de regularidade e clareza do ponto de vista de decodificação e compreensão imediata do todo.
Por: Jurcélia

sábado, 11 de abril de 2009

Bolsa Risca de Giz



A unidade visual do objeto se identifica em uma bolsa de forma retangular. O teciso é jeans riscado de preto e branco, alças largas o que revela alta pregnância, já que notamos uma fácil percepção. As figuras geométricas estão presentes pelas linhas da estampa o que configura a unificação,continuidade, proximidade e semelhança.
As listras são de cores presentes na cartela de cores da década de 1950 e tem a atração visual como efeito.
A bolsa é um objeto tridimensional por observarmos largura, altura e profundidade. Possui coerência e harmonia no seu todo.

Por: Maria Faria